Hardstyle

O Hardstyle, ás vezes, é referido como HardBass, é um secundário Sub-gênero do Trance que é relacionado próximo ao Gabba do estilo do NU-NRG (leia-se New Energy) e ao HardTrance. Essa síntese pode ser compreendida de uma forma básica, como uma fusão destes estilos. O HardTrance com o Hardcore.
Seu som é caracterizado geralmente por batidas secas 4x4 distorcidas e baixas do estilo gabba. Do Trance caracteriza-se com os Synth Stabs (teclados) e varreduras e amostras variadas (efeitos, blips, etc). Também se caracterizam frequentemente pelo reverb excessivo e outros efeitos, quebras e seções ocasionalmente pequenas do breakbeat. O tempo médio está entre 140 e 160 BPM, em média 30 BPM's mais lento do que o Gabba.
Muitos artistas do Hardcore produzem o Hardstyle, que soam muito similares, mas são mais acessíveis. O ícone que levou a frente esta manipulação dos estilos para a criação do Hardstyle chama-se Lady Dana (Dana van Dreven). Assim, seguiram como ela Zany, The Prophet e alguns outros da velha geração.
Existe algumas denominações referentes ao Hardstyle bem atípicas, onde é geralmente tocado como Nu-NRG Gabba no Reino Unido e do lado do Hard Trance no resto da Europa.
Assim que o estilo foi criado e ganhou adeptos, alguns gabbers sugeriram uma certa traição ao Hardcore. Muitos deles sequer imaginavam que ali estaria a salvação para o Hardcore que no fim dos anos 90 parecia estar declinando em algumas festas na Europa, o que deu um novo gás aos eventos.
Muitos sucessos já consagrados do Hardcore lá na década de 90 ganharam uma roupagem nova pelo Hardstyle e fizeram renascer a cena underground.
As vertentes que se criaram como a Italiana, leva uma produção mais arranjada, como os sucessos do Technoboy. A vertente holandesa não foge muito ao Hardcore com seus grandes sucessos remixados, remasterizados, com BPM's mais baixas, mas que garantem a mesma energia.
Enfim. Estudar a linha Hardstyle também é abordar muito sobre a linhagem Hardcore.
Espero que todos possam ter entendido um pouco mais sobre o Hardstyle.

Fonte:Alysson Lang
edit post

Comments

0 Response to 'Hardstyle'

Postar um comentário