O Melbourne Shuffle é um estilo de dança criado em Melbourne durante o início da década de 1990 em festas de dança da periferia.

Ele não era chamado de "Melbourne" Shuffle, quando começou. Não foi como se tivesse alguma grande campanha de marketing. Foi simplesmente uma coisa que eles fizeram para o prazer, e foi livremente partilhada com quem estivesse interessado, na pista de dança.

Eles também incentivaram os outros a acrecentarem outras formas de arte ao movimento, inclusive, foi um esforço colaborativo. Não havia regras, sem limites. Esse era o espírito do Melbourne na periferia.

Para eles a dança era simplesmente o Shuffle, ou originalmente como eles chamavam Stomping, e os dançarinos foram chamados Stompers. Foram as pessoas de fora de Melbourne que começaram a se referir a ela como "The Melbourne Shuffle", claro que porntanto, começaram a chama-la de The Melbourne Shuffle também.

Há 3 épocas distintas no Melbourne Shuffle

Oldskool: 1990-96
Comercial: 1997-2003
Nuskool: 2006-presente hoje

No Brasil

Começou a ser praticado no Brasil entre agosto e outubro de 2007. Atualmente, os shufflers brasileiros aprendem os passos por meio de vídeos explicativos (tutoriais, o mais acessado é o do australiano Big Milan), por ‘compilations’ (termo usado para definir um vídeo no qual existem trechos de dançarinos praticando o Melbourne Shuffle) no site YouTube e, pessoalmente, em encontros de vários dançarinos, chamado de ‘Meet Up’. Big Milan foi um dos principais 'responsáveis' pela introdução da dança no Brasil. Em janeiro foi postado o primeiro tutorial brasileiro de Melbourne Shuffle, criado por Pedro Pinn, também dono da primeira comunidade do site de relacionamento Orkut. Depois de alguns meses, o mesmo deletou a comunidade.

O Melbourne Shuffle brasileiro no Exterior

As críticas

O Brasil já foi criticado por alguns dançarinos estrangeiros em fóruns, por meio de vídeos, e-mails e outros. A crítica mais popular e pública existente até hoje foi um vídeo do australiano Big Milan, criticando os brasileiros por 'mudar' o nome da dança. Porque desse video? Por dois motivos básicos.
O Primeiro
Vídeos no YouTube com o nome ‘Brazilian Shuffle’, ‘Underground Shuffle’,'ReboHard' entre outros nomes, dando a idéia de que a dança seria brasileira e estariam tirando os créditos dos australianos, os verdadeiros criadores da dança.
O Segundo
Pessoas dançando 'rebolation' (um outro estilo de dança, originada no Brasil) misturado com o Melbourne Shuffle, gravando e postando tais videos no YouTube. O maior problema disso, não é misturar uma dança com outra. O problema é que os dançarinos dos vídeos, na maioria das vezes, faziam os passos totalmente errados e colocavam no nome do vídeo como sendo Melbourne Shuffle, deturpando, assim, a imagem do Melbourne Shuffle tanto no Brasil quanto no Exterior.

O Melbourne Shuffle Brasileiro

Entre agosto e outubro de 2007, os shufflers tinham idéia de deixar ‘privatizada’ a dança, por terem medo de divulgar a mesma e tornar-se ‘moda’, como é o Rebolation. Mas, o que justamente eles não queriam estava acontecendo, mas de uma maneira errada. Pessoas mudando o nome da dança, fazendo movimentos errados e corrompendo nossa imagem para com o Exterior. Entre escolher continuar nesta situação ou divulgar a dança de uma maneira certa, explicando o que ela é, de onde veio, como veio, ficaram com a segunda opção. E, realmente, tomaram a atitude certa.

Os Iniciantes

Em agosto a outubro de 2007 começou os primeiros relatos do Melbourne Shuffle no Brasil. Mas, deduzimos que não houve início de popularização antes dessa época. Ou, se houve, nao obtiveram sucesso. Alguns dos responsáveis pela divulgação, atualmente, encontram-se em uma comunidade no site de relacionamento Orkut, nomeada ‘Melbourne Shuffle Brasil’.
edit post

Comments

0 Response to 'Melbourne Shuffle'

Postar um comentário